Ação Pastoral

Animação Vocacional

Sem ti nada podemos fazer, contigo tudo podemos

NOSSO FUNDADOR, Santo Enrique de Ossó, o homem do “Tudo por Jesus”, escutou os gritos de seu tempo (século XIX) e fundou a Companhia de Santa Teresa de Jesus (STJ) para responder às necessidades das crianças, jovens e mulheres prioritariamente. O sonho de Enrique de Ossó? Que as irmãs da STJ sejam outras Teresas de Jesus. Vivendo nossa oração como trato de amizade, “estando muitas vezes, tratando a sós com quem sabemos que nos ama”.

Abertas ao espírito presente na vida e na história

Por que ser teresiana hoje? Para seguir a Jesus de Nazaré: pensar como Jesus, sentir como Jesus e amar como Jesus é nossa ocupação essencial. Porque nos sentimos chamadas a viver o Evangelho, participando na criação de uma humanidade nova, através de escolas, comunidades inseridas em meios populares, projetos sociais, pastoral paróquial, e pela vivência e transmissão de nossa espiritualidade teresiana.

Hoje nos sentimos chamadas a caminhar com outros e outras, partilhando a mesma mesa. 

Família Teresiana

A Família Teresiana nasceu do encontro espiritual de Enrique de Ossó e Teresa de Jesus como um movimento carismático expansivo com uma única missão: “conhecer e amar a Jesus e fazê-lo conhecido e amado por todos”.

Leigas/os e irmãs partilharam a força transformadora do carisma para responder com criatividade e audácia às novas situações e desafios da humanidade. Unidos pelo mesmo carisma fundacional, vai-se enriquecendo nossa identidade cristã com os acentos e matizes que trazemos desde as diferentes vocações e estados de vida.

Juventude Teresiana

Juventude Teresiana (JT) são grupos de jovens de diferentes realidades, que mantendo suas características locais, culturais e estilos próprios de ser, somam a sua prática elementos do Carisma Teresiano. O grupo da JT tem uma metodologia aberta, pois adapta-se à realidade em que estão inseridos. Como forma de aproximação e conhecimento da Espiritualidade Teresiana, é oferecido aos jovens o projeto “Escola de Formação”, oficinas, momentos orantes, retiros, seminários, encontros nacionais, vivências missionárias e outros.