Serviço de Pastoral Escolar – SPE

O SERVIÇO DE PASTORAL ESCOLAR

É a organização da ação evangelizadora da Igreja no campo da educação,  através da missão de difundir a pedagogia do Mestre, Jesus de Nazaré, seu jeito de ser, atuar e relacionar-se, sensibilizando e despertando as pessoas para assumirem a ética do cuidado da vida a partir da mística comprometida de Teresa de Jesus e de Enrique de Ossó.

Na ótica de uma corrente esperançosa de educadores cristãos que sentem  inquietude diante da fragilidade humana, vê-se  a possibilidade de tecer reflexões e somar esforços como comunidade educativa teresiana para lutar por uma mudança cultural, à luz da pedagogia do Mestre, Jesus de Nazaré, com vistas a superar a crise do projeto humano, dos valores éticos e avançar no processo de humanização e reconciliação,  sendo conscientes da viabilidade de reavivar os germes de vida e restauração (E.O.) presentes na comunidade em que estamos inseridos.

(Referência – cf. Documento capitular: Assumir a ética do cuidado na casa comum. CSTJ/Roma.2017)

A presença da Pastoral acontece por meio das seguintes atividades:

– Formação de educadores, através do acompanhamento na tarefa educativa quanto ao Ensino Religioso e sua formação nas áreas: bíblica, teológica e carismática;

– Difusão do Carisma Teresiano através de grupos que atuam nas mais diversas formas de expressão e envolvimento: Amigos de Jesus (crianças); Juventude Teresiana; MTA (Movimento Teresiano Apostólico), todos com a finalidade de fortalecer a identidade da Família Teresiana;

– Momentos de oração (diária, vivências, cultivos, retiros, missas e celebrações);

– Preparação para a Primeira Eucaristia – desenvolve-se em duas etapas.

– Suscitando a conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental, através de práticas no ambiente escolar.

– Realizando ações solidárias junto aos oprimidos, abandonados, idosos e crianças em situação de vulnerabilidade através de campanhas de conscientização e ajuda fraterna, efetivamente estamos no Lar de Meninas e asilo Sebastião Peres.

“Tudo por Jesus!” Santo Enrique de Ossó.

A pastoral do Santa Teresa de Jesus trabalha junto com seus educadores nas formações e momentos de espiritualidades. No dia 13 de fevereiro, semana que antecedia o início das aulas do ano de 2020, a responsável pelas atividades, Marisa Albuquerque, organizou dois grupos de educadores que fizeram movimentos indicados, através da dinâmica das faixas coloridas, descobrindo a cada momento o significado de sua ação educativa. Contemplaram a harmonia de um trabalho árduo que reflete o que cada um traz dentro de si: o amor, a fé, a alegria, a esperança, o afeto… Ao final formou-se uma flor, resultado da dinâmica do trabalho, na troca de espaços, cruzam-se os caminhos, somam-se as forças, interligam-se os corações. Concluiu-se o trabalho com a oração de pertença.

 

No dia 14 de fevereiro foi celebrado, na capela do colégio, o sentido do encontro através do texto onde Jesus encontra com Zaqueu. A educação Teresiana tem sua finalidade em “conhecer e amar a Jesus e torná-lo conhecido e amado”, conforme os ideais de seu fundador Santo Enrique de Ossó. Faz sentido refletir sobre a conversão de Zaqueu que começa com o desejo de ver quem era Jesus. Jesus surpreende Zaqueu dizendo: Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar em tua casa. Zaqueu se deixa tocar pelo chamado de Jesus. Recebe-O em sua casa. Através deste exemplo somos convidados a fazer a experiência de encontrar Jesus no caminho e no contato com as pessoas através de um olhar atento e numa atitude de compromisso com a vida.