09/04/2020

Pastoral

Qual o sentido de nossas buscas?

QUAL O SENTIDO DE NOSSAS BUSCAS?

Há no íntimo do ser humano um anseio de busca.

Um elã pelo qual vale a pena viver.

Somos peregrinos na busca, na luta, nos encontros e despedidas.

Mas há espaços de parada para recarregar energias, trocar experiências, fortalecer relações, marcar vidas.

Pensemos em especial, hoje: qual o nosso legado para a humanidade? Se pensarmos no que queremos deixar não poderão ser coisas que passam, que se podem vender, trocar… mas algo que contagie o ser humano nas buscas que serão constantes na caminhada em qualquer época, por isso distribuir afeto, esperança, amor… semear verdade, paz, solidariedade… são as metas para prosseguir.

Mais do que nunca estamos num tempo de refletir sobre o que permanece e sustenta, sobre o que passa e perece.

Vejamos as sábias palavras de Santa Teresa de Jesus: “Nada te perturbe, nada te espante, pois tudo passa só Deus não muda… Quem a Deus tem nada lhe falta…”

A palavra de Deus registra a trajetória de pessoas que num determinado momento descobriram o sentido maior de sua busca por mais vida.

Estejamos atentos aos sinais de Deus. Ele tem seu lugar e sua hora para revelar-se e manifestar a sua verdade sobre a vida, sobre seu projeto.

Assim aconteceu com Moisés na sarça ardente (Ex 3,1-12), ela é o sinal, mas a atitude de Moisés está para além da percepção visual, sente em seu interior o apelo de Deus que interpela: “Vá, Eu envio você!”

Contemplemos a peregrinação do povo de Deus pelo deserto rumo à Terra Prometida, quantos desafios, peripécias, resignações, sede, fome, fadiga… mas algo nunca lhe faltou: a fé em Deus pois “o Senhor não deixa de nos animar até o fim da batalha”. (STJ. C.34,2).

Deus nos deu este tempo de peregrinação interior para a nossa santificação.

Como peregrinos, estamos à busca, na esperança, na determinação… de quê?

 

SERVIÇO DE PASTORAL ESCOLAR. Abril/2020