27/09/2020

Pastoral

Doutora da igreja há 50 anos! Santa Teresa de Jesus – 27 de setembro

Os exemplos de vida ultrapassam o tempo e transcendem a imanência da existência.

São luz que indicam espaços que ultrapassam barreiras.

São força que impulsionam a busca do sentido da vida como um simples e efêmero pôr do sol, belo, distante, extasiante, mas que eleva a alma até o mistério maior.

São, na suavidade do silêncio,  as palavras, somente escritas que transmitem a voz de Deus  acordando os sonhos, a esperança, a fé.

Aquela “andarilha” do século XVI, Teresa de Jesus, transpôs, com audácia as muralhas de Ávila, para despertar os corações ao encontro com Jesus, “o amigo verdadeiro”.

Numa época de grandes escritores, pintores, exploradores, aventureiros, Teresa desperta para a grande aventura espiritual e reconhece com humildade: “De onde me vieram todos os bens senão de Vós, Senhor?” (V.22,4).

O registro desta façanha, humanamente – divina,   tornou-se um best-seller para aqueles que desejam fazer a experiência da relação com Jesus, expressa em seus escritos: “Vendo o Senhor e falando com Ele com tanta frequência, vi brotar em mim um amor muito maior por Ele e uma enorme confiança.  Eu percebia que, embora fosse Deus, era humano, alguém que não se espanta com as fraquezas das pessoas, que compreende a nossa vil natureza, sujeita a tantas quedas que Ele viera reparar.  Mesmo sendo Ele Senhor, posso tratá-lo como um amigo…”

Há cinquenta anos, o papa Paulo VI, proclamou Teresa de Jesus, doutora da Igreja, pelo alcance de seus escritos,  de sua mística espiritual, acentuando  que a “humildade é andar na verdade” (M6,7). Considerando-a, Mestra de oração pelos seus ensinamentos: “…digo apenas  que a oração foi a porta que me levou às grandes graças que recebi, se a fecharmos, não sei como Ele as poderá conceder.” (V8,9)

No jubileu de ser proclamada “doutora da Igreja”, Teresa de Jesus, nos deixa um itinerário que tem seu início na alma humana, habitada por Deus e na oração que alimenta a vida e a converte em obras.

Marisa Rosa. Pastoral Escolar/Livramento. 27 de setembro de 2020.