20/08/2020

Educação 5.0: Bem-vindo ao futuro!

Na noite de terça-feira, os educadores da Rede Teresiana estiveram mais uma vez conectados para um encontro de formação. A palestra “Educação 5.0: Bem-vindo ao futuro!” com o professor José Motta Filho foi um momento inspirador e motivador.
A educação passa por um momento de transformação e evolução, de se reinventar e ressignificar. Um mundo que já caminhava de forma acelerada precisou correr ainda mais em função da pandemia.
Vivemos hoje na sociedade criativa, a Sociedade 5.0, onde residem os indivíduos da Geração Alpha que precisam de uma Educação 5.0.
Um professor do século XXI, que precisa trabalhar com a Geração Alpha, entrega, além do conteúdo, inspiração, exemplo, atitude. Amor e entusiasmo são os ingredientes principais para um professor de hoje que esbanja afeto, carinho, ternura. Ele é um designer de experiências emocionais de aprendizagem para que o estudante aprenda com emoção e desenvolva competências socioemocionais tão necessárias para enfrentarmos os desafios e lidarmos com a nossa realidade.
De repente passamos do analógico para o digital, porque a aprendizagem não pode parar. Em poucos meses o ensino remoto foi de emergencial para intencional, e muitas palavras novas começaram a fazer parte da nossa realidade. Metodologias e estratégias ativas de aprendizagem, realidade virtual e aumentada, robótica, ambiente remoto, online, stream, TEAMS e tantas outras expressões estão atualmente presentes no nosso fazer cotidiano, e elas vieram para ficar.
Novas competências, habilidades e atitudes serão necessárias na volta às aulas presenciais, e os educadores da Rede Teresiana já se preparam para esse momento. Future-se!