07/06/2019

noticias

FOTEV 2019

Aconteceu nesta manhã aqui no STJ a 9ª edição do FOTEV (Fórum Teresiano sobre Economia Verde), evento que discute anualmente com as turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio assuntos relacionados à sustentabilidade. O tema deste ano foi “Informação e responsabilidade fazem diferença”, e a bióloga Mariana Proença e o engenheiro ambiental Joel da Costa vieram até a escola para apresentar a palestra “Biodiversidade no RS: conhecendo espécies nativas e exóticas”. Para deixar o momento mais iterativo, os jovens responderam perguntas sobre o assunto num aplicativo desenvolvido para a palestra.

A manhã seguiu com diversas oficinas, acompanhe o que fizemos por aqui:

  • “Pastinha Orgânica”, com o professor Eduardo: na cozinha, os estudantes fizeram um pastinha com ervas e temperos, numa reflexão sobre a importância da alimentação saudável.
  • “Oficina de Compostagem”, com a professora Caroline: no Laboratório de Ciências, um grupo de estudantes estudou sobre os benefícios da compostagem como forma de descartar o lixo orgânico e aprenderam como produzir uma composteira em casa.
  • “Robótica aplicada a separação de resíduos”, com o professor Rafael: os estudantes aprenderam mais sobre como fabricar um robô e como essa tecnologia pode auxiliar na separação correta do lixo.
  • “Fornos solares de baixo custo: alternativas viáveis e sustentáveis em comunidades carentes”, com o professor Márcio: os estudantes foram convidados a produzir o seu próprio forno solar e aprenderam como eles podem ser úteis em locais onde as pessoas não têm acesso à energia elétrica e/ou eletrodomésticos.
  • “Identificação da flora local e sua importância ecológica”, com a professora Alessandra: dentro do colégio, os estudantes observaram as plantas que compõe o ambiente e quais são as características naturais que possibilitam o seu crescimento.

O FOTEV encerrou com a partilha entre todos os estudantes dos conhecimentos adquiridos através das oficinas. O evento é um momento importante de reflexão e conhecimento sobre o meio ambiente e a natureza, e proporciona uma visão mais ampla do nosso papel no mundo como agentes de transformação.