Notícias

Escola de Pais: O papel da autoridade na formação do eu


06/09/2017 • NOTÍCIAS



A educação é um desafio de todos! Acreditando nisso, nosso colégio promove um espaço para reflexão e discussão de temas que envolvem a formação dos nossos alunos: a Escola de Pais
A última edição do evento, foi conduzida por Cesar Mussi Ibrahim​, psicanalista, mestre em Psicologia e especializado no atendimento a adolescente, adulto e família, que instigou pais, professores e convidados a refletir sobre questões que abordam o papel da autoridade na formação do eu.
O fenômeno do entronamento tem produzido crianças tirânicas, incapazes de lidar com a inevitabilidade da frustação que a vida impõe. São crianças inaptas para renunciar ao prazer e viver exige renúncias intermináveis. Existir dói! Viver e aprender é doloroso! ”Educação analgésica é inexequível!!! Nossos filhos precisam atravessar as adversidades com a angústia colocada no colo deles. A angústia é parte integrante do desenvolvimento e não existe desenvolvimento sem inquietação.
Segundo Freud, o papel do educador deve ser visto através da analogia do rochedo com mar. Precisamos manter uma postura inexóravel diante da demanda incansável da criança que quer ter seus desejos atendidos. Nosso compromisso não é atender, mas entender a demanda da criança.
Mais uma vez citando Freud, enquanto estivermos preparando nossos filhos para uma expedição polar em trajes de banho, estaremos contribuindo para formar indivíduos inábeis, incompetentes para lidar com as frustrações inerentes da vida. É preciso prepará-los com trajes adequados ao frio que elas terão que enfrentar.


Colégio Santa Teresa de Jesus, Escola de Pais, palestra, família, diálogo, limite





Carregando Calendário





Nossos Endereços