Projetos Sociais

Casa Santo Enrique – Porto Alegre (RS)

Localizado no Bairro Santa Teresa, em Porto Alegre (RS), o projeto social Casa Santo Enrique é direcionado à crianças e adolescentes de 06 a 17 anos em situação de vulnerabilidade. Veja algumas das atividades desenvolvidas pelo projeto:

– Oferece, através das oficinas de informática, pedagógica, cidadania e teatro, espaços para o desenvolvimento da criatividade através de ações voluntárias realizadas pelos adolescentes de acordo com suas vivências e com o meio em que se relacionam;

– Proporciona visitas a museus, teatro, feira do livro, passeio de barco, show de talentos, apresentações na comunidade e participação em ações comunitárias;

–  Explora o universo pessoal afim de se tornarem protagonistas de suas ações, através da oficinas de  cidadania e teatro;

– Oferece oficina de cidadania para a construção da identidade (eu), os pares (nós), a família, a sociedade e inserção no mercado de trabalho.

O Projeto iniciou no dia 10 de maio de 2006, e hoje é chamado de Serviço de Convivência e Fortalecimento Vincula, conforme a Lei do Marco regulatório federal. Desde 2010 conta com a parceria da FASC (Fundação de Assistência Social e Cidadania).

Vida e Esperança – Imperatriz (MA)

Em funcionamento deste setembro de 2003, o projeto social Vida e Esperança traz um pouco da solidariedade teresiana para cerca de 100 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos. O Projeto atende aos moradores das comunidades de Cafeteira, João Castelo, Mutirão, Vila Zenira, Parque das Palmeiras e Parque Amazonas, na cidade de Imperatriz (Maranhão). 

A equipe é composta por Irmãs Teresianas e leigos, e é oferecido à comunidade atendimento para as famílias em vulnerabilidade e risco social, e que tenham em seu grupo de convivência crianças e adolescentes negligenciadas em seus direitos e necessidades mais básicas. A entidade atua intervindo com uma tecnologia pedagógica e motivadora, associada a missão educadora inspirada nos princípios de Enrique de Ossó, na busca da transformação e superação das dificuldades e promoção humana.

O projeto Vida e Esperança promove uma educação integral que humaniza, liberta e transforma.

Crescendo com a Arte – Itaqui (RS)

O Projeto Crescendo com a Arte atende atualmente 50 crianças de 6 a 11 anos, em duas turmas de  2ª a 6ª feira, no turno da manhã, inverso ao da escola. A situação das famílias em geral é vulnerabilidade, e através do projeto as crianças participam de oficinas adequadas à sua faixa etária a fim de ajudá-las a descobrir seus talentos, melhorar sua autoestima e convivência.

No âmbito emocional, também é desenvolvido um trabalho para incentivar valores éticos e oportunizar momentos de partilha e integração. Diversas atividades fazem parte do dia a dia das crianças, como  esporte, desenho livre, trabalho de reciclagem, leitura, filmes, reforço escolar e boas maneiras, além de momentos de reflexão e oração. Aos 17 adolescentes que fazem parte do projeto, é oferecido artesanato e reflexões.

Duas vezes por semana, 30 mães são atendidas pelo Projeto, e elas participam de oficinas para aproveitar material de sucata.  Para muitas, essa aprendizagem torna-se fonte de renda familiar. O ambiente acolhedor e cristão, unido ao carinho, a dedicação e o amor de todos envolvidos, tornam o Crescendo com a Arte um lugar agradável onde as pessoas se sentem amadas e no caminho de um futuro de esperança.