Criança não trabalha, criança dá trabalho!

No Arraial do Bem, as turmas do 1º ao 5º ano, além de resgatar a nossa história, cultura e raízes, manifestaram as inquietações com a realidade da infância, principalmente no Brasil.
O Brasil é considerado referência mundial em políticas públicas de combate ao trabalho infantil, ainda assim, estudos da Organização Internacional do Trabalho mostram que ainda não conseguimos nos livrar desse grande problema social. São 3,3 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalhando. Sendo que, destes, meio milhão tem menos de 13 anos de idade.
No país o trabalho é proibido sob qualquer hipótese até os 13 anos, entre os 14 e os 16 anos é permitido, mas somente na condição de aprendiz, que combina a frequência escolar com o desenvolvimento de uma profissão supervisionada, mas o jovem não pode desempenhar atividades de risco. Portanto, quando falamos em trabalho infantil, nos referimos a situações que não respeitam essas normas e comprometem o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes.
O bloco de danças “Criança não trabalha, criança dá trabalho!” das turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, com muita alegria animou a nossa festa e trouxe à reflexão os direitos da criança e o combate ao trabalho infantil.
Veja como foi o bloco acessando os links abaixo:

Brincar e cantar: isso sim é coisa de criança! – 1º ano
Mãos que transformam a terra, terra que dá a vida – 2º ano
Da doçura da cana à doçura da infância – 3º ano
Carvoeirinhos: botando a boca no mundo contra as crianças na boca do forno – 4º ano
Quadrilha do Bem – 5º ano