13/12/2019

Notícias

De todas as cores em busca da empatia

Plantar no coração das crianças um jardim com flores de todas as cores, ensinando-as a amarem a vida em todas as suas formas e manifestações, sem qualquer tipo de preconceito é a ideia central do livro “De todas as cores”, de Nye Ribeiro. Quando descobrimos nosso verdadeiro valor, podemos reconhecer também o valor do outro. Esse reconhecimento gera harmonia, respeito e cooperação entre todos.
Essa ideia central do livro trabalhado pelas crianças do 2º ano esse trimestre, inspirou o espetáculo: De todas as cores em busca da empatia.
Empatia é a capacidade de sentir o que sentiria uma outra pessoa em determinada situação. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.
A reflexão da apresentação das turmas do 2º ano nos ajuda a pensar sobre a aceitação das diferenças, sobre a possibilidade de convivermos em harmonia e sobre ter empatia em nosso dia a dia.
Eis o convite das crianças do 2º ano para esse Natal: Que o Jesus seja nosso grande exemplo no caminho da justiça e do bem comum!