31/01/2020

Notícias

No caminho da sustentabilidade

A vida faz parte de um sistema interdependente. A pressão da ação humana sobre a natureza, motivada pelo modelo de exploração, quebrou o equilíbrio de forma ameaçadora e esse impacto é percebido de forma desigual, de acordo com as regiões do planeta, e sofrido de forma desigual pelas classes sociais.
De acordo com as Constituições da Companhia de Santa Teresa de Jesus, “amamos e defendemos a vida como um dom de Deus e sentimo-nos corresponsáveis pela sobrevivência do nosso planeta e pela construção de uma sociedade mais justa, solidária e não-violenta.”
Vivemos um momento que podemos considerar crucial para a continuidade da vida no planeta Terra, que pede socorro e dá demonstrações claras do seu apelo. Por isso, é necessário que assumamos as responsabilidades das escolhas feitas. Elas devem contribuir para a superação das desigualdades e das agressões à Criação.
Segundo Leornardo Boff, hoje mais do que nunca se faz necessária a ética do cuidado, porque tudo está descuidado e a Escola Teresiana que é essencialmente participativa e ativa, voltada para as questões ambientais e para a necessidade de desenvolver uma cultura ecológica a favor da sustentabilidade do planeta, ciente da sua responsabilidade e compromisso no cuidado da Casa Comum implementou o sistema de captação de energia solar.
É o Colégio Santa Teresa no caminho da sustentabilidade!