05/12/2019

Notícias

Tempo de Brincar: Celebração da Educação Infantil

A partir das reflexões realizadas durante o desenvolvimento do projeto pedagógico: Colégio Santa Teresa pela justiça e bem comum nos passos de Jesus, organizamos o espetáculo “Tempo de brincar” que reforça a fundamental importância da brincadeira na infância.
Em todo Brasil, a mão de obra infantil ainda é explorada de forma indiscriminada. Seja nos semáforos, em feiras, campos ou mesmo dentro de casa, causando prejuízos à formação física, intelectual e psicológica das crianças.É inaceitável que crianças estejam trabalhando!
As crianças que trabalham têm o mundo de sonhos e brincadeiras substituído por uma rotina de responsabilidade e exposição a perigos.
Brincar é essencial na vida da criança. É na brincadeira que a criança se apropria daquilo que percebe na realidade, pois quando está brincando, ela aprende a lidar com complexas dificuldades da vida. Neste sentido, o brincar permite à criança expressar diferentes sentimentos, podendo melhorar as relações afetivas, cognitivas, psicomotoras e culturais.
O ato de brincar não só requer muitas aprendizagens como também constitui um espaço de aprendizagem.
Criança não trabalha, criança dá trabalho!