03/09/2021

Notícias

Captação de água da chuva é realidade no CSTJ

Vivemos um momento que podemos considerar crucial para a continuidade da vida no planeta Terra, que pede socorro e dá demonstrações claras do seu apelo. Fala-se muito em sustentabilidade e aqui no colégio Santa Teresa de Jesus essa palavra é ação!

Utilizar os recursos naturais de forma consciente e racional é uma necessidade e um desafio para garantirmos a preservação e a qualidade de vida para nós e para as futuras gerações.

A água é um precioso recurso natural e é essencial para a vida! Não é à toa que nosso planeta também é chamado de Planeta Água ou Planeta Azul, pois 75% da sua superfície é coberta por água e o nosso país detém a maior quantidade dela no mundo, na forma doce, com 12% do total do planeta!

Em tempos de escassez hídrica, racionamento e rodízio no abastecimento de água, a captação de água da chuva que corre nas calhas é uma realidade e uma alternativa de consumo sustentável deste recurso indispensável à vida, além de minimizar o risco de enchentes pelo escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes, uma vez que parte desta água irá para a cisterna.

Criar relações respeitosas com a vida, com a natureza, com o próximo e sua história, sua cultura, suas raízes é uma preocupação presente nos Projetos Pedagógicos e ações do Colégio Santa Teresa de Jesus! Desta forma, reafirmando nosso compromisso com a defesa da vida como um dom de Deus, reconhecemos nossa corresponsabilidade pela sobrevivência do nosso planeta, que pede socorro e dá demonstrações claras do seu apelo. Para isso, é necessário que assumamos as responsabilidades das escolhas feitas, que devem contribuir para a superação das desigualdades e das agressões à Criação, assim implementamos em nossa escola o sistema de captação da água da chuva.

É o Colégio Santa Teresa no caminho da sustentabilidade!