A Companhia de Santa Teresa de Jesus inicia sua presença no Brasil a partir de 1911, através das irmãs teresianas da Província de São José (Uruguai) e de outras irmãs vindas de Portugal. As primeiras fundações no Brasil foram os colégios de Santana do Livramento e de Itaqui, ambos no Rio Grande do Sul. As fundações brasileiras se seguiram: colégio do Rio de Janeiro em 1915 e colégio de Porto Alegre em 1965.
Somente em 1958 foi erigida a província brasileira de Nossa Senhora de Fátima, que a pedido das irmãs mudou seu nome para Nossa Senhora Aparecida em 1966.
Além da fundação de colégios, a Companhia de Santa Teresa de Jesus fundou inúmeros projetos socioeducativos, como Residência Universitária, Escolas Normais e outros cursos de formação de professores, cursos técnicos profissionalizantes (Secretaria,Técnico em Laboratório, Turismo, Desenho de Arquitetura, Corte e costura, Bordado, Artes aplicadas, Horticultura , Carpintaria, etc.), além de Alfabetização de Adultos e Curso Supletivo de 1º Grau.
Outro campo característico da ação da Companhia no Brasil são as obras de assistência social para crianças e mulheres em vulnerabilidade social. As Irmãs Teresianas atuam ainda em comunidades inseridas em meios populares em diversas regiões do Brasil, onde se envolvem em diversas pastorais da Igreja em paróquias, favelas e vilas, presídios e hospitais. Além de tudo isso, muitas Irmãs Teresianas também trabalharam como professoras na rede pública de educação.
Nos dias atuais, a Companhia de Santa Teresa de Jesus segue com sua missão educativa em solo brasileiro com os colégios de Santana do Livramento, Rio de Janeiro e Porto Alegre; além de uma dezena de projetos socioeducativos e presenças das irmãs teresianas em comunidades inseridas, trabalhando em pastorais e comunidades eclesiais em várias regiões do Brasil.